“HÁ ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO QUE OCULTAM ATROCIDADES DA RENAMO”, DIZ FILIPE NYUSI
O Presidente da República disse, ontem, no distrito de Macate, que não estranha a intensificação dos ataques da Renamo, porque o partido de Afonso Dhlakama sempre foi assim.
“Não estou a estranhar, porque nós sabemos o que é a Renamo em todos os momentos. O contrário (não atacar) é que seria estranho. A Renamo sempre atacou tudo, a riqueza, os animais no mato e machambas das populações. Agora está a extorquir dinheiro. Essas não são coisas que o Governo ou as pessoas estão a inventar”, afirmou Nyusi.
O Presidente da República disse, também, que há órgãos de comunicação social que ocultam as atrocidades da Renamo. Filipe Nyusi disse respeitar as linhas editoriais, mas condena as invenções.
“Estamos livres e cada um pode dizer aquilo que quiser, com base na sua linha editorial. Nós, isso compreendemos e estamos neste momento de liberdade de expressão”, referiu o Chefe de Estado, defendendo que os órgãos estão livres de divulgar as informações, desde que não escondam ou não inventem o que não é. Mas se optarem por não dizer nada, não há problema nenhum.
Num outro desenvolvimento, Filipe Nyusi disse que nos comícios que dirigiu nos distritos de Macossa, Mossurize, Vandúzi e Macate, a população defendeu que não se pode retirar elementos das Forças de Defesa e Segurança (FDS) dos postos administrativos onde estão colocados, porque estão a defender o povo.
Segundo Nyusi, “A população respondeu em coro que não. E estão a pedir até a presença das Forças de Defesa e Segurança nos postos administrativos, localidades e bairros”.