CHEFE DE ESTADO SAÚDA JUVENTUDE MOÇAMBICANA
O chefe do Estado Filipe Nyusi saúda aos jovens anónimos que diariamente, com dedicação, garantem a estabilidade da sociedade através da sua contribuição em várias áreas, gerando o desenvolvimento e o bem-estar do povo.
Segundo Nyusi, foram sempre os jovens que com a sua irreverencia, necessidade de liberdade e de desenvolvimento, lideraram o processo de luta pela emancipação política e assumiram a direcção dos destinos da primeira República, assim como se entregaram na árdua missão de defender e consolidar as conquistas do povo.
“Hoje, aos jovens cabe a exaltante missão de vencer o subdesenvolvimento, colocando-se, mais uma vez, na vanguarda da busca de soluções aos inúmeros desafios que enfrentamos e trazer a paz, felicidade e prosperidade para todos os moçambicanos”, refere a missiva presidencial.
Acrescenta ainda que a juventude somente logrará este desiderato mantendo-se unida, focada e coesa do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, sem nunca defraudar o sonho de um Moçambique sempre melhor.
A mensagem do Presidente da República salienta que como Governo “continuaremos a trabalhar com a juventude e para a juventude na criação de oportunidades para que se afirme como a verdadeira seiva da nação, através da definição e implementação de políticas específicas que incentivem o jovem moçambicano a ser actor do seu próprio destino”.
Entretanto, o partido Frelimo estimula o envolvimento dos jovens no empreendedorismo visando a valorização do trabalho como meio de sustento individual e da família, dando corpo ao princípio de que “o trabalho dignifica o homem”.
Por ocasião da data que hoje se assinala e celebrado sob o lema “A estrada para 2030: erradicar a pobreza e alcançar a produção e consumo sustentável”, o partido Frelimo saúda o papel que os jovens têm desempenhado em prol do desenvolvimento do mundo e do país em particular.
A Frelimo promove a implementação de acções de educação e de formação profissional de jovens, visando a sua preparação para os desafios do desenvolvimento, exortando, neste contexto, os jovens a absterem-se dos males que retardam a sua formação e o desenvolvimento, como o álcool e drogas, e encoraja a juventude moçambicana a prosseguir com acções de mobilização da sociedade para a prevenção e combate ao crime, violência doméstica, casamentos prematuros, HIV/SIDA e de outras doenças endémicas, salvaguardando deste modo o crescimento são.
Filipe Nyusi exorta ainda à juventude e à sociedade em geral a promover acções de preservação da paz nos locais de residência, nas escolas e nos locais de trabalho, denunciando todos os promotores que perturbam a ordem e segurança públicas dos cidadãos.