Outras

“VALORIZAR A UNIDADE E COESÃO, REJEITANDO AS FORÇAS QUE NOS TENTAM DIVIDIR” -PRESIDENTE DA REPÚBLICA

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, esta sexta-feira em Maputo que a acção colectiva da região da SADC nas esferas económica, social e política é uma referência continental.

Falando na a abertura da décima oitava reunião anual do Comité Ministerial do Órgãos da SADC para a Cooperação, Política, Defesa e Segurança, Nyusi referiu que apesar dos reconhecidos desafios para a entrada em vigor do Protocolo sobre a Facilitação da Circulação de Pessoas, a região conseguiu entendimentos de supressão de vistos que permitem alguma circulação sem grandes dificuldades.

“ Estamos agora na fase de consolidação desta conquista comunitária, sem descurar os efeitos e ansiedades criados pela livre circulação de pessoas que por vezes pode ser uma fonte de divisão e desintegração noutras partes do mundo. A consolidação da arquitectura regional de paz e segurança é um objectivo que merece a nossa atenção permanente. Os desafios impostos pelos processos eleitorais, o fenómeno do extremismo, o crime organizado transnacional e a crescente apetência pelos recursos da nossa região, entre outros, exigem um debate profundo e estratégico nos Comités Inter-Estatais do Comité Ministerial do Órgão “ frisou o Presidente da República.

Nyusi apontou que o debate deve-se cingir na criação de estruturas que tornem a SADC mais coesa na mediação, prevenção de conflitos, na operacionalização da Força regional em estado de alerta, consolidação do Centro Regional de Formação em Manutenção da Paz e no aperfeiçoamento do Sistema regional de Aviso Prévio, entre outras acções.

“Estamos cientes que operamos num ambiente de escassez de recursos e por isso as implicações financeiras deste exercício devem ser devidamente ponderadas no Plano de Implementação. As acções do Órgão devem incidir na criação do ambiente propício para o desenvolvimento económico que está no cerne da visão da nossa SADC de um futuro partilhado, na prosperidade dos nossos povos. ” acrescentou o Presidente da República, Filipe Nyusi. 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp