70ª Sessão Ordinária da Comissão Política
Sob direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO, teve lugar no dia 27 de Julho de 2016, na Sede Nacional da FRELIMO, a 70ª Sessão Ordinária da Comissão Política, com o objectivo de analisar a actual situação política, económica e social do País.
1. A Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, pela participação em Kigali, Ruanda, nos dias 17 e 18 de Julho, na 27ª cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana, com o objectivo de dinamizar o processo de integração continental, a reafirmação das relações de amizade e a promoção e consolidação das parcerias para o desenvolvimento.
2. A Comissão Política saúda o Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI, pela visita à Província da Zambézia, de 21 a 24 de Julho de 2016, no quadro das Visitas Presidenciais, que constituem momentos de interação e contacto directo com o povo, para uma análise conjunta das dinâmicas e desafios nacionais, num espírito de total abertura, um verdadeiro exercício democrático, de cidadania activa e Inclusiva no processo de governação;
3. A Comissão Política nota, nestas Visitas Presidenciais, a preocupação da população pelo resgate da paz efectiva e pelo desenvolvimento inclusivo e sustentável; e a tomada de consciência de que a produção e a produtividade nos vários sectores de actividade, são os principais factores rumo ao desenvolvimento do nosso país.
4. A Comissão Política enaltece os esforços empreendidos pelo Camarada Presidente FILIPE JACINTO NYUSI para restaurar a paz plena no nosso país e saúda o diálogo reforçado com a presença dos facilitadores internacionais, fazendo votos para que com a maior brevidade possível o caminho para a paz efectiva e duradoura seja encontrado e que a calmia volte ao país.
5. A Comissão Política condena a Renamo e seu líder que não obstante estar em sede negocial com os termos por ela sugeridos mas por outro lado continua a realizar acções armadas, o que constitui sinal inequívoco de que está apenas interessada em atrasar o desenvolvimento de Moçambique e dos moçambicanos.
6. A Comissão Política saúda o Governo e a Bancada Parlamentar da FRELIMO, pela firmeza no trabalho realizado em defesa do interesse nacional, que culminou com a aprovação, pela Assembleia da República, do Orçamento do Estado rectificativo e respectivo PES, instrumentos preponderantes para implementação da agenda de desenvolvimento rumo ao bem-estar e a encoraja a prosseguir com o seu trabalho.
7. A Comissão Política avalia positivamente o trabalho em curso do Gabinete de Preparação do 11º Congresso fundamentado pelo princípio de trabalho do nosso Partido que defende que a “a vitória prepara-se, a vitória organiza-se”.
8. A Comissão política exorta o povo moçambicano a continuar empenhar-se no aumento da produção e da produtividade, em todos os sectores, contribuindo, assim, para a operacionalização do PQG, e insta o Governo a apostar, cada vez mais, nos recursos internos para fazer face à crise internacional e reduzir a vulnerabilidade da economia aos choques externos.
9. A Comissão Política saúda participação, com sucesso, dos nossos atletas nos jogos da CPLP e nos mundiais de Karate, assim como da conquista do bi-campeonato mundial na modalidade de Rope Skipping, feito que elevou bem alto a bandeira da moçambicanidade e renovou a nossa esperança num futuro promissor para o nosso país.
10. A Comissão Política saúda as Forças de Defesa e Segurança pelo seu empenho na prevenção e combate ao crime, protecção das populações e manutenção da Lei, Ordem e Segurança Públicas, bem como na defesa da integridade territorial.
50 Anos
Unidos na Luta Contra a Pobreza
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA
Maputo, 27 de Julho de 2016