Outras

MENSAGEM DA FRELIMO PELA PASSAGEM DO 16 DE JUNHO, DIA DA CRIANÇA AFRICANA, DO MASSACRE DE MUEDA E DO METICAL

Celebra-se o 16 de Junho, dia consagrado à Criança Africana.

O regime do Apartheid na África do Sul, massacrou crianças que clamavam pela melhoria da qualidade de ensino sem dó nem piedade;

 

Era assim que, na falta de argumentos válidos, reagia um regime hediondo, condenado ao fracasso por toda a humanidade;

Aos 16 de Junho, recordamo-nos do Massacre de Mueda perpetrado pelo regime colonial em Cabo Delgado que dizimou centenas de moçambicanos que de forma ordeira exigiam a sua liberdade e emancipação;

A linguagem encontrada pelo regime colonial e fascista português foram as armas, esquecendo que as balas não silenciam o clamor de um povo;

É ainda aos 16 de Junho que celebramos também o dia do Metical, nossa Moeda Nacional, símbolo da nossa soberania;

Em Moçambique, o 16 de Junho carrega um historial político e económico, pois foi a 16 de Junho de 1980 que os moçambicanos passaram a ter a sua Moeda Nacional, o METICAL, o que simboliza uma conquista na luta pela independência económica.

Por todas estas efemérides, a FRELIMO saúda a Criança Africana e a todos os moçambicanos e seu Governo, a quem encoraja a prosseguir com acções de defesa dos Direitos da Criança.

Ao recordarmos estas datas, a FRELIMO apela a Renamo depor as armas e respeite o Povo moçambicano, parando com as suas atrocidades conducentes à desgraça de todo um Povo.

A FRELIMO é o Partido de trabalho de Amor e da Paz! Por isso entende que não fazem sentido as chantagens e os ataques da Renamo contra pessoas e destruindo os seus bens, o que contribui significativamente para o aumento da pobreza e retrocesso da Economia.

A FRELIMO defende o desenvolvimento de programas de protecção social básica, destinados a agregados familiares e pessoas vulneráveis constituídos por mulheres, crianças órfãs e vulneráveis e pessoas com deficiência.

A FRELIMO junta a sua voz ao apelo à protecção da criança e do adulto com problema de pigmentação da pele e considera actos abomináveis todos os que atenham contra a vida de concidadãos portadores de albinismo.

A FRELIMO, solidariza-se com as crianças moçambicanas e de outros países do Continente Africano, que vivem situações de guerra, deixando milhares de menores sem o conforto familiar, tecto e alimentos.

O Partido FRELIMO, deseja a todas Crianças Moçambicana e Africana, Festas Felizes.

UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA

FRELIMO A FORÇA DA MUDANÇA

Maputo, 16 de Junho de 2016

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp