PR SOSSEGA POPULAÇÃO EM MARARA: ESTAMOS A RESOLVER AS VOSSAS PREOCUPAÇÕES
MAPUTO, 27/05/2016 – O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, pediu ontem à população do distrito de Marara, província de Tete, para não desesperar, porque o Governo está consciente dos problemas que afligem aquele ponto do país e já está a trabalhar para a sua solução.
“Pedi para incluírem Marara na agenda da minha visita porque quando vejo as coisas que estão a ser feitas apercebo-me que precisamos de fazer mais neste distrito”, afirmou o Presidente, no início do comício popular que orientou na sede distrital, no segundo dia da sua visita de trabalho à província.
Filipe Nyusi explicou que muitos problemas que Marara enfrenta presentemente, particularmente no domínio de infra-estruturas, são próprios de um distrito novo, tendo em conta que este ponto do país foi há pouco elevado à actual categoria. Antes era um posto administrativo do distrito de Changara.
“O distrito de Marara tem problemas de energia, mas já se começou a criar condições a nível da sede. Assim que vimos para aqui ficámos mais sensibilizados sobre a necessidade de levar energia a mais pontos”, disse o Chefe do Estado, evidenciando a importância deste recurso para qualquer processo de desenvolvimento.
Para além de electricidade, segundo Filipe Nyusi, o Governo está a trabalhar para a construção, ainda este ano, de novas fontes de abastecimento de água, ao mesmo tempo que vai reabilitando outras.
O Presidente prometeu ainda a construção, em breve, de um centro de Saúde na vila-sede do distrito, uma escola secundária e a mobilização de investidores para a implantação de um banco comercial.
Refira-se que a maioria dos problemas havia sido apresentada ao timoneiro da nação numa mensagem da população lida durante o comício popular.
As preocupações de Marara, com pouco mais de 92 mil habitantes, incluem também a reabilitação de vias de acesso para a facilitação da comercialização agrícola, a montagem de um posto de controlo policial para a contenção do roubo de gado e a montagem de parques de máquinas agrícolas para impulsionar a produção.
Entretanto, à sua chegada a Marara o Presidente visitou as instalações da Jindal, empresa de origem indiana que se dedica à exploração de carvão mineral. Aqui, o Chefe do Estado ouviu as lamentações da empresa, relacionadas com o impacto negativo da queda dos preços das matérias-primas minerais no mercado internacional.
Ainda ontem o Presidente da República deslocou-se ao distrito de Mágoè, onde visitou uma feira de pescado, manteve um breve encontro com os pescadores, antes de orientar um comício popular no posto administrativo de Mucumbura.