DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO: NYUSI ENALTECE PAPEL DO TURISMO
MAPUTO, 26/05/2016 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, convidou a classe empresarial da província de Tete a investir na promoção do turismo, de modo a galvanizar o desenvolvimento do país.
O Chefe do Estado falava após a inauguração, ontem naquela cidade, do Hotel Inter, localizado no bairro Matundo, uma unidade hoteleira de três pisos, com um total de 71 quartos.
“O turismo impulsiona o desenvolvimento da região, pois, além de promover o recreio e o relaxamento dos cidadãos, gera emprego e valoriza os hábitos culturais das comunidades” disse Nyusi.
Referindo-se em particular aos gestores e trabalhadores do novo hotel, o Chefe do Estado realçou que este deve oferecer serviços de qualidade, de modo a impressionar e cativar os clientes a frequentarem aquela estância turística, com vista a corresponder aos objectivos que ditaram a sua construção.
Referiu-se igualmente à necessidade de a gerência do hotel procurar organizar um salão para a exposição de material de arte produzido localmente, no espírito de promoção e divulgação da cultura e arte locais.
Por seu turno, Abdul Mark, administrador da Sociedade de Turismo Inter Hotéis, disse que os desafios actuais que o país enfrenta têm sido motivo de muita reflexão para o empresariado nacional, mas mesmo assim há um grande empenho no alargamento das actividades de turismo um pouco por todo o país.
“Hoje é o concretizar de uma parte de um sonho que começou em 2006, altura em que construímos e entrou em funcionamento o Hotel Inter de Chimoio, empregando 64 pessoas”, explicou Abdul Mark.
Com a abertura do empreendimento de Tete, a Sociedade de Turismo Inter Hotéis passa a empregar um total de 150 pessoas, entre homens e mulheres.
A ideia da administração do Inter Hoteis é oferecer um serviço que proporcione bem-estar aos clientes a um preço competitivo, permitindo que o local seja propício para o lazer e para a reunião de famílias.
Segundo Abdul Mark, o local é igualmente um lugar de encontro entre os empresários comprometidos com a inclusão, um ponto onde se podem discutir ideias sobre como o sector empresarial pode ir melhorando a sua contribuição para o desenvolvimento económico do país. (JN)