Moçambique e China assinam três acordos de cooperação
MAPUTO, 18/05/2016 – Moçambique e China assinam, esta quarta-feira, três acordos de cooperação, no quadro da visita de Estado que o Presidente da República, Filipe Nyusi, efectua àquele país asiático.
Segundo Baloi, trata-se do acordo sobre a capacidade produtiva; acordo sobre a criação de zonas e parques industriais e o acordo entre as empresas públicas ligadas ao petróleo.
O Chefe da diplomacia moçambicana acredita que mais acordos poderão acontecer ao longo desta visita como resultado do Fórum Empresarial Moçambique-Jiangsu realizado ontem na cidade de Nanjing.
O Ministro Baloi esclareceu que o Governo moçambicano não está a prometer recursos adicionais na área de prospecção petrolífera porque o executivo está a ser cauteloso na cedência de exploração de recursos naturais, tendo em conta as gerações vindouras.
Esta quarta-feira, em Beijing, terão lugar conversações oficiais entre Moçambique e a China, mas não foram avançadas as linhas gerais que dominarão este encontro entre os dois Chefes de Estado.
Ontem, o Presidente da República convidou os empresários chineses para investirem em Moçambique, tendo estes respondido positivamente ao convite formulado por Filipe Nyusi.
Os empresários chineses estão interessados em transferior o seu know how para Moçambique através de parcerias com empresárioos moçambicanos.
Estão igualmente dispostos a colocar o país no lugar de destaque na parceria empresarial e responder ao plano de desenvolvimento sócio-económico traçado pelo governo moçambicano.
A visita de cinco dias, do Chefe do Estado, Filipe Nyusi, à China, tem como objectivo o aprofundamento das relações de amizade, cooperação e solidariedade entre os dois países.
( RM Beijing)