Outras

Discurso do PR, por ocasião do Fórum Empresarial em Jinan (China)

Senhor Vice – Governador da Província de Jiangsu;

Senhores Deputados da Assembleia da República de Moçambique;

 

Senhores Membros do Governo da República de Moçambique;

Senhores Membros do Governo da Província de Jiangsu;

Caros Empresários da China e de Moçambique;

Distintos Convidados;

Minhas Senhoras e Meus Senhores!

Ao iniciar a minha intervenção, gostaria de saudar a todos e expressar os meus agradecimentos aos empresários chineses e moçambicanos, e a todos os convidados que nos honram com a presença neste evento. 
Dirigimos uma saudação especial e gratificação aos organizadores deste Fórum por criarem esta importante ponte de fortalecimento das relações económicas e comerciais entre os nossos dois Países. 
Chineses e Moçambicanos, temos hoje uma oportunidade para interagirmos directamente a partir desta bela, rica e acolhedora Província de Jiangsu que alberga a histórica cidade de Nanjing.
A China e Moçambique são países irmãos que mantém relações de amizade e cooperação com raízes profundas, capazes de resistir a quaisquer intempéries. 
Desde o início dos anos 60, quando a China apoiou Moçambique na nossa luta pela liberdade, auto – determinação e independência, temos vindo a construir de forma intensa e sólida esta relação.
Apraz-nos afirmar que actualmente, a China pontifica como parceiro estratégico na frente económica, através de investimentos e trocas comerciais com Moçambique.
O fluxo de transacções comerciais entre Moçambique e a China atingiu os 3,4 mil milhões de dólares americanos, no período de 2010 a 2014.

Dos produtos que exportamos para a China destacam-se: o algodão, gergelim, minérios de titânio e seus concentrados, madeira, banana, carvão, desperdícios, resíduos de ferro e aço, entre outros. 
Em contrapartida, importamos da China automóveis, cereais, gasóleo, cimento, material de construção, vestuário, equipamento e maquinaria diversa.
Moçambique tornou-se um destino privilegiado do investimento directo privado estrangeiro, proveniente de todos os continentes do nosso planeta.
Nos últimos cinco anos foram aprovados 92 projectos, no valor de cerca de 823 milhões de dólares norte-americanos de investimento directo Chinês, susceptíveis de criar mais de 14 mil postos de trabalho em Moçambique. 
Estes indicadores, além de evidenciarem uma interacção económica forte entre os nossos dois países, abrem inúmeras oportunidades e esperança de reforço e extensão da parceria económica Moçambique – China.

Distintos Empreendedores!
Moçambique iniciou o presente ano com a ocorrência de choques exógenos, com destaque para a seca na região sul do País e chuvas acima do normal na região norte, que afectam mais de 1,5 milhões de pessoas.
Esta situação, aliada à prevalência de fraquezas na recuperação da economia mundial, em geral, e das economias dos mercados emergentes, em particular, impõe-nos desafios acrescidos em face dos objectivos macroeconómicos estabelecidos para 2016.

Segundo o nosso plano, prevemos controlar a inflação anual para um nível abaixo da meta dos 5%. 
A taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto a situar-se entre os 6 e 7%. 
Projectamos o alargamento e diversificação da base produtiva, o aumento das exportações e um nível adequado de reservas internacionais líquidas. 
Podemos dizer, de forma inequívoca, que em Moçambique os fundamentos da economia são promissores e com tendências para um desenvolvimento económico estável, robusto e diversificado para os próximos anos.
Moçambique tem tudo para ser uma potência económica regional. 
Possui o capital humano à altura dos desafios do dia. 
Possui uma população acolhedora e bastante trabalhadora que favorece o investimento estrangeiro. 
Tem recursos naturais diversificados que constituem activos importantes para o desenvolvimento. 
Possuí terras férteis e aráveis para a agricultura e o agro-negócio e elevado potencial para a pecuária, pesca, todo o tipo de turismo e parques e reservas faunísticos de referência. 
O nosso país possui, igualmente, cursos de água abundantes, reservas de carvão e gás natural ainda não explorados que constituem maiores fontes para a geração de energia, para além da energia que se pode produzir através de vento e do sol.
O subsolo moçambicano ainda virgem, é rico em mármore, grafite, calcário, ouro, minérios ferrosos, pedras preciosas e semi-preciosas em prospecção e por explorar. 
O subsolo e o mar moçambicano, ainda desconhecidos, prometem mais surpresas.
O Governo tem estado a trabalhar de forma incansável de modo a melhorar cada vez mais o ambiente de negócios, removendo os obstáculos e facilitando os Homens de Negócio.

Minhas Senhoras e Meus Senhores!
Para garantir o desenvolvimento sócio-económico inclusivo e sustentável, a manutenção e consolidação da Paz e estabilidade, tem sido uma prioridade central da nossa acção governativa.
A promoção da industrialização orientada para a modernização e diversificação da economia constitui um dos objectivos estratégicos do nosso Programa de Governação.
Queremos com isso promover o emprego, o aumento da oferta de bens de consumo nacional, a redução de importações e a ampla inserção da nossa economia no mercado regional e global.
Moçambique e a China podem, nesta actual conjuntura, saírem em vantagem, criando sinergias, internacionalizando as empresas chinesas no quadro da politica de industrialização definida por Sua Excelência o Presidente Xi JinPing durante a Cimeira do Fórum de Cooperação África – China (FOCAC) realizada em Dezembro de 2015, em Johannesburg, África do Sul.

Minhas Senhoras e Meus Senhores!
Viemos a China com a maior missão empresarial, para expressar a nossa convicção de que juntos, os empresários moçambicanos e chineses, podem fazer a diferença. 
Podemos produzir novos e todo o tipo de bens e serviços, podemos alargar o mercado e o destino de produtos comuns. Juntos, podemos libertar Moçambique da dependência económica.
O novo estágio económico em que nos encontramos impele-nos a prosseguir no desejo de implantar parques industriais, já idealizados, que permitam transformar os recursos naturais em Moçambique, agregando valor aos produtos primários, gerando múltiplos postos de trabalho e criando renda acrescida para as famílias envolvidas.
O modelo de parques industriais que pretendemos acolher e incrementar em Moçambique, permitirá o aproveitamento pleno do potencial da agricultura e o agro-negócio, do complexo mineral-energético, das pescas e aquacultura, do turismo sustentável e dos corredores de desenvolvimento com ligação ao hinterland.
Queremos ser um País de referência neste modelo de cooperação.

Prezados Campeões do Desenvolvimento Económico!
Hoje encontramo-nos nesta belíssima Cidade de Nanjing, berço de uma das civilizações mais antigas do mundo e segundo maior contribuinte para o produto interno bruto da República Popular da China com uma indústria manufactureira e turística de elevados padrões.
A vasta extensão de terras em diversas províncias do norte ao sul, Moçambique oferece oportunidades ímpares para a construção duma industria sustentável.
O seu posicionamento geo-estratégico assegura a colocação dos produtos nos mercados da Região da África Austral, Ásia, Europa e das Américas.

Minhas Senhoras e Meus Senhores! 
Concentramos a nossa intervenção para o aprimoramento da Diplomacia económica que temos vindo a intensificar com visitas para a aceleração do progresso social e bem-estar do povo moçambicano. 
Encorajámos os investimentos de qualidade e estimulamos a diversificação da nossa economia e privilegiamos o empoderamento do empresariado nacional.
Para terminar esta minha intervenção, gostaria de evocar um provérbio da rica e milenar tradição chinesa que diz: “há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida”. 
Por isso, caros empresários chineses e moçambicanos, este é o momento de aproveitarem a oportunidade de investir no meu País.

MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp