Beira: Partido reactiva estruturas de base
O Primeiro Secretário da Frelimo em Sofala, Paulo Majacunene, realizou na cidade da Beira, uma visita de trabalho destinada à reactivação das estruturas de base do partido, escalando, sucessivamente, os círculos de Chôta, Manga-Loforte, Inhamízua e Nhangau.
Além deste processo, Majacunene solidarizou-se com as famílias das vítimas das últimas inundações, que deixaram luto e destruições na urbe.
Neste âmbito, o dirigente da Frelimo em Sofala alertou aos pais e/ou encarregados de educação no sentido de cuidarem das crianças, não as deixando brincar nos charcos e valas de drenagem, para evitar doenças.
O dirigente partidário em Sofala advertiu também aos construtores de obras públicas a cuidarem das valas de drenagem, para evitar mais danos humanos e multiplicação do mosquito anófeles, principal vector de transmissão da malária e a maior causa de internamentos de pacientes nas nossas unidades sanitárias.
A prevenção de outras doenças, como a diarreia e a cólera, constam igualmente do rol das mensagens que Paulo Majacunene está a transmitir aos moradores da cidade da Beira.
Numa altura em que o país vive um ambiente de tensão político-militar, o primeiro-secretário do Partido Frelimo em Sofala mostrou-se profundamente preocupado com a perda de vidas humanas e com a deslocação da população das áreas de produção para zonas seguras.
Reafirmou, todavia, a disponibilidade do Presidente da República, Filipe Nyusi, para um diálogo sem pré-condições com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, com vista ao restabelecimento da paz em Moçambique.
Sofala é a província mais afectada pelas acções violentas da Renamo no país, sobretudo os distritos de Chibabava, Gorongosa, Marínguè e Caia, com frequentes nos troços Muxúnguè-Save e Nhamapadza-Caia, ao longo da Estrada Nacional Número Um (EN-1).