Outras

MENSAGEM DO PARTIDO FRELIMO PELA PASSAGEM DE 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER E DA GERAÇÃO 8 DE MARÇO

MENSAGEM DO PARTIDO FRELIMO PELA PASSAGEM DE 8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER E DA GERAÇÃO 8 DE MARÇO
Moçambinas ;
Moçambicanos

Hoje é 08 de Março Dia em que assinala-se em todo o Planeta, o dia internacional da Mulher.
A FRELIMO presta a sua mais singela homenagem a todas as trabalhadoras do Mundo cuja luta pela afirmação no trabalho e no emprego remonta de manifestações de operárias do sector Têxtil em Nova Iorque, em protesto contra as más condições de trabalho, resultando em violenta repressão e carnificina de centenas de operárias.
Para Moçambique, o 8 de Março é uma data duplamente jubilosa, na medida em que, para além de recordar o dia Internacional da Mulher, relembra o 8 de Março de 1977, data na qual o saudoso Presidente Samora Machel reuniu com os estudantes das 10ª e 11ª classes, exortando-os a entregarem-se aos feitos patrióticos, preenchendo o vazio criado por técnicos portugueses no Aparelho do Estado, devido e sua saída precipitada, com a derrocada do colonialismo em Moçambique.
Esses jovens, que responderam ao chamamento da Pátria, passaram a designar-se “geração 8 de Março” que, com o seu saber, entrega, sentido de moçambicanidade Patriotismo e inspirando-se nos feitos heroicos da “geração de 25 de Setembro” souberam inserir-se em sectores vitais tais
2
como: Ensino, Saúde, Indústria, Agricultura, Diplomacia, Defesa da Soberania, Informação, entre outros sectores, contribuindo na construção de um Moçambique que, na ocasião, se afirmava perante o Mundo.
A audácia, dedicação, labor e disciplina dos jovens de 8 de Março, são referências positivas que devem inspirar as nossas gerações de moçambicanos de modo a edificarmos uma Nação cada vez mais próspera, pacífica e laboriosa.
Quanto à contribuição da Mulher no desenvolvimento do País, a expressão mais viva da existência real de mãe, que participa activamente como educadora, empreendedora, produtiva, professora, medica e enfermeira o que eleva Moçambique a altos patamares além-fronteiras, no que concerne às relações de género.
A FRELIMO saúda vigorosamente a Mulher moçambicana e além fronteiras por ocasião desta data e encoraja a “geração 8 de Março” a continuar a dar o seu valioso contributo à Pátria e a transmitirem altos valores de moçambicanidade e Patriotismo aos jovens.
A FRELIMO condena todas as atitudes que visam oprimir a Mulher, como sendo a violência, o abuso sexual, raptos, tráficos de seres humanos e .reitera o objectivo estratégico da governação com vista a promoção da igualdade e equidade de género nas diversas esferas do desenvolvimento económico, social, político e cultural, bem como a capacitação das mulheres e homens em matérias de equidade e igualdade de género.
A FRELIMO pugna pela manutenção da Paz, nesta óptica, condena veementemente acções dos homens armados da Renamo que instabilidade em Solo Pátrio.
Como consequência destes actos macabros, as mulheres, as crianças, os idosos e as populações nas zonas Centro e Norte vivem mergulhadas no sofrimento
3
Por isso a FRELIMO apela ao senhor Afonso Dlhakama, para por a mão na consciência e aceitar o convite do Chefe do Estado.
A FRELIMO deseja à Mulher e à geração 8 de Março Festas Felizes.
50 ANOS
UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!
Maputo, aos 07 de Março de 2016

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp