Outras

DISCURSO DE ABERTURA DO IV CONGRESSO DA OMM

 DISCURSO DE ABERTURA

DO

IV CONGRESSO DA OMM

Camarada Secretário-Geral do Partido FRELIMO,

Camaradas Membros da Comissão Política,

Camarada Secretária das Organizações Sociais do Partido FRELIMO,

Camarada Secretária-Geral da OMM,

Camaradas Primeiros Secretários Provinciais,

Camaradas Membros do Conselho Nacional da OMM,

Camaradas Membros do Secretariado da OMM,

Camaradas Delegadas ao 4º Congresso da OMM,

Caros Convidados Nacionais e Estrangeiros,

Minhas Camaradas, meus Camaradas!

Este é mais um momento histórico da nossa FRELIMO, que marca uma vida de compromissos, trabalho e responsabilidade para com o Povo moçambicano que de forma sábia e reiterada vem nos confiando o seu destino. É nele que reside a nossa razão de ser.

Por isso, no dia 8 de Junho de 2015, em Xai-Xai, na Província de Gaza, lançamos um desafio a OMM e atribuímos uma missão.

Dissemos que a tarefa da OMM, continuava a ser a de mobilizar com responsabilidade as mulheres do nosso País a aderirem às causas nobres de desenvolvimento, emancipação, promoção da Mulher e unidade de todos os moçambicanos.

Recordamos, nessa ocasião, que o diálogo e a auscultação permanente de todas as mulheres moçambicanas, sem discriminação, permitem a identificação de inquietações, expectativas e contribuições, na busca de soluções conjuntas e sustentáveis dos nossos desafios como Povo.

Deixamos clara a mensagem de que, o tamanho do sucesso da OMM, dependia do tamanho do amparo, demonstração de solidariedade e o compromisso da OMM para com outras mulheres, mulheres de mentes e saberes diferentes, a quem temos de convidar para à nós se juntarem e  aceitarem os nossos princípios de patriotismo.

Mais uma vez, aqui estamos hoje, Camaradas, reunidos para iniciar um processo de sistematização do modo de execução desta missão, que se mantém na realidade actual e constitui a marca da nossa vitalidade e relevância.

Desta missão desvendaremos, para cada um de nós, o segredo que levará a FRELIMO para o sucesso nas batalhas que se aproximam.

A Organização da Mulher Moçambicana é o orgulho da FRELIMO, é a luz de esperança do nosso Povo.

Portanto estamos aqui para testemunhar a determinação da mulher da FRELIMO na luta pela sua causa neste novo ciclo que lideramos.

Minhas Camaradas, meus Camaradas,

Permitam-nos saudar as distintas delegadas e convidados a este Quarto Congresso da OMM e, através de vós, a todas as Mulheres Moçambicanas integradas em diferentes frentes de actividade deste nosso vasto Moçambique, pela sua valiosa entrega, dedicação e contribuição na vida da nossa sociedade. A FRELIMO saúda as mulheres que lutam pela causa dos moçambicanos.

Saudamos vivamente, e com particular reconhecimento, à Direcção da Organização da Mulher Moçambicana, pelo trabalho que tem realizado no seio das Mulheres, através de acções concretas que permitem uma participação activa e consciente nos programas de desenvolvimento e bem-estar nacional.

Queremos deixar, uma palavra de apreço, pela serenidade e seriedade com que abraçaram a divulgação do nosso Manifesto Eleitoral, bem como o entusiasmo, o carinho e a alegria contagiante com que se envolveram em todas as fases da nossa longa marcha, rumo à vitória nas eleições de Outubro de 2014, que ditaram a nossa vitória, a vitória da FRELIMO. A FRELIMO saiu mais forte e inspirada e confirmou a sua capacidade de saber estar em cada momento.

Endereçamos, igualmente, uma saudação especial aos convidados estrangeiros que se dignaram honrar-nos com sua presença neste evento muito importante na vida da nossa OMM.

Sejam bem vindos a esta terra de Heróis, a terra de Mondlane, de Samora, a terra da Camarada Josina Machel.

Distintas Camaradas,

Este Congresso ocorre um ano após o início de um novo ciclo governativo no nosso País, como dissemos, fruto do vosso empenho e desejo.

O lema escolhido para este Congresso “Mulher Moçambicana pela Unidade Nacional, Paz e Progresso” sintetiza,  encoraja e reafirma as linhas fundamentais das prioridades do Programa Quinquenal do Governo 2015-2019, aprovado pela Assembleia da República.

É, certamente, muito grande esta missão, de concentração da Mulher da FRELIMO para assumir a mobilização da sociedade, para a execução do programa que ontem levou às bases, a mensagem de Paz e de Desenvolvimento.

Uma missão difícil, nobre e gratificante porque possível.

Acreditamos que o Congresso, é uma oportunidade para nos rejuvenecer e tornar a nossa organização uma caixa de ferramentas efectivas de promoção da paz, concordia, unidade e progresso para a Nação, pois a nossa FRELIMO é um Partido de causas, focado nas soluções para os problemas do Povo.

Este é o Quarto Congresso da nossa OMM. Para trás ficam três valiosos Congressos que muito contribuíram para iluminar os caminhos que temos vindo a trilhar.

Trata-se de um processo de crescimento e consolidação de uma organização com raízes que remontam ao período do decurso da luta contra o colonialismo, onde lado a lado com o seu companheiro inseparável, a mulher moçambicana esteve presente no projecto de libertação da terra e dos Homens e do despontar de uma nova aurora.

Este Congresso é o reavivar da memória dos jovens de 25 de Setembro, das jovens Camaradas do Destacamento Feminino, aqueles que, sem promessa de futuro individual, acreditaram e aceitaram a causa libertadora.

Hoje, a nossa OMM é uma organização de valores e princípios, de ideais inabaláveis, não é de funcionamento sazonal e não depende de uma única mulher, uma única militante.

A OMM depende do conjunto de todas as mulheres da FRELIMO, por isso dizemos

a OMM “aina mwisho”, a OMM não tem fim.

Assim, a vossa participação como mulheres e cidadãs activas, é fundamental.

O Congresso é o momento para reflexão e balanço do percurso glorioso e por vezes atribulado, que temos trilhado.

Aqui a diversidade de opiniões ou de proveniência inspira e renova a força e coesão da Mulher da FRELIMO.

Neste Congresso, a OMM deve sair renovada e preparada para cumprir a missão do seu Partido e do Povo moçambicano.

Camaradas Membros da OMM!

Tal como pedimos aos jovens da OJM, no seu Primeiro Congresso, no ano passado, queremos exortar às nossas mães, irmãs e a todas as nossas camaradas delegadas deste 4º Congresso, para que a vossa discussão seja aberta, franca e participativa, e sempre focada para o crescimento, para a maturidade da nossa OMM e do nosso Partido.

Como no passado, os actuais desafios da OMM devem ser encarados com muito patriotismo, tendo a unidade nacional e a Paz como principais factores para a sua superação e força motriz para nos unir e nunca dividir.

Queremos que deste Congresso saia uma liderança da OMM, mais aberta, mais comunicativa, capaz de unir e dirigir os destinos da Mulher.

Uma liderança que lute pela igualdade de oportunidades e pela formação da Mulher.

Uma liderança que defenda a Mulher no contexto do papel social que lhe cabe.

A FRELIMO quer uma OMM mais coesa e entrosada entre as gerações, onde a Combatente transfere a sua experiência para as novas gerações.

Uma OMM de todos, onde a Camponesa e a operária nela se revejam e participem com o seu saber nos processos de governação sem receios nem reservas.

A FRELIMO exige uma OMM inconformada e sempre dinâmica, a OMM da Enfermeira, da Professora, da Directora e da Artista.

Uma OMM que lute pela mulher e seja relevante na busca de soluções para os problemas que afligem a mulher e a sociedade.

Minhas Camaradas,

Expressamos o nosso reconhecimento ao Secretariado e a todas as Camaradas que de forma incasável se envolveram  na preparação criteriosa que permitiu  a realização deste Congresso.

Felicitamos o Conselho Nacional da OMM pela excelente coordenação da actividade da Mulher ao longo do nosso território nacional.

No período em exercício, este Conselho permitiu visualizar o nível do seu desempenho, bem como as vitórias alcançadas.

O papel desempenhado pelo Conselho Nacional facilitou o processo de estruturação da FRELIMO na base e actualização do aparelho da OMM que hoje culmina com este Congresso.

O acto eleitoral que terá lugar nesta Sessão constitui somente uma etapa do Congresso.

O essencial serão as decisões que irão produzir para a nossa OMM.

O Conselho Nacional e o Secretariado que sairão deste Congresso, devem ter a capacidade de dar continuidade com sucesso, o trabalho iniciado pelos orgãos cessantes e deverão merecer a justa confiança de todas as Camaradas e dos membros do nosso Partido, que com eles deverão superar os desafios vindouros.

Queremos que sejam eleitas Camaradas que têm a FRELIMO no coração, que se entregam e colocam os interesses da FRELIMO e da OMM acima dos seus próprios, Camaradas reconhecidas e adimiradas pelas bases da FRELIMO.  

Camaradas,

Deste grande laboratório da Matola, a OMM deverá sair mais unida e coesa, com uma agenda única e comum.

A agenda da FRELIMO deve sair mais uma vez ganhadora, com a Mulher sempre na vanguarda ao lado do seu Camarada.

Usem o tempo para se comunicar mais, para se compreenderem, para construir conhecimentos mútuos, condições necessárias para mais solidariedade e união.

Usem este espaço para trocar experiências e saberes. 

Antes de terminar, quero de viva voz, endereçar os meus agradecimentos a todos os membros do nosso Partido, que têm sabido fazer dos momentos das eleições internas, espaço para o apuramento da nossa consciência política.

Desejamos sucessos nos quatro dias que se seguem. A profundidade das vossas deliberações assegurarão a infinidade do nosso Partido.

Por isso minhas Camaradas, Escolheram a FRELIMO, identifiquem-se com os seus ideais e valores.

Com estas palavras, declaro aberto o Quarto Congresso da OMM.

FRELIMO HOYE!

OMM HOYE!

Muito obrigado pela atenção! 

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp