Maputo acolhe cimeira dos líderes políticos
TEM lugar sexta-feira, em Maputo, a Cimeira Anual dos Presidentes dos Partidos Antigos Movimentos de Libertação Nacional da África Austral.
O objectivo é aprofundar as relações de amizade e de cooperação entre estas organizações, forjadas durante as lutas de libertação nacional e a necessidade da sua preservação.
De acordo com o porta-voz do partido Frelimo, Damião José, o encontro de Maputo propõe-se ainda a consolidar os desafios comuns na região da África Austral e estratégias para fazer face aos mesmos.
Assim, a convite do Presidente da Frelimo, Filipe Nyusi, participarão nesta cimeira Jacob Zuma, Presidente do ANC, da República da África do Sul; JakayaKikwete, líder do Partido Chama Cha Mapinduzi (CCM), da República Unida da Tanzania; José Eduardo dos Santos, Presidente do MPLA, da República de Angola; Hage Geingob, líder da SWAPO, da República da Namíbia; e Robert Mugabe, Presidente da ZANU-PF, da República do Zimbabwe.
“A cimeira tem lugar em Moçambique, seguindo a sequência do princípio de rotatividade em todos os países membros do fórum. A última reunião do género teve lugar em Tswane, na República da África do Sul, em Março de 2013”, explicou o porta-voz da Frelimo, partido hospedeiro do encontro.
A fonte explicou que a Cimeira dos Presidentes dos Partidos Políticos Antigos Movimentos de Libertação da África Austral vai ser precedida por reuniões preparatórias das Organizações Sociais ligadas a estes ex-movimentos libertadores, nomeadamente, as Ligas dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional; das Mulheres e da Juventude; para além da reunião dos Secretários-Gerais desses Partidos.
As reuniões das ligas têm lugar hoje e a dos secretários-gerais amanhã.