Frelimo exige eficiência nos municípios que governa
O PRIMEIRO-Secretário do Comité Provincial da Frelimo em Nampula, Agostinho Chelua, instou os dirigentes dos órgãos autárquicos sob gestão municipal do seu partido a responderem com eficiência aos novos desafios que se impõem localmente, para o bem-estar dos munícipes.
Chelua apelou para um maior dinamismo, focado essencialmente na satisfação das necessidades dos munícipes daquelas unidades territoriais.
Em Nampula, a Frelimo dirige seis dos sete municípios criados naquela província, nomeadamente Malema, Ribáué, Nacala-Porto, Ilha de Moçambique, Angoche e Monapo.
Falando sexta-feira última em Nacala-Porto, na XI Reunião Provincial da Direcção da Frelimo em Nampula com os dirigentes dos órgãos municipais liderados pelo seu partido, Agostinho Chelua defendeu que cada actividade executada pelos órgãos municipais deve produzir resultados concretos para que em cada etapa seja possível avaliar o seu grau de crescimento.
Para o dirigente da Frelimo em Nampula, cada acção executada deve ser quantificada assim como os relatórios das actividades realizadas devem espelhar aquilo que foi planificado e executado, se os resultados atingidos satisfazem as necessidades dos munícipes, que devem continuar a olhar para a Frelimo com confiança.
“Não podemos continuar a falar de forma generalizada. Temos de ir ao concreto e incutir este espírito aos nossos quadros e órgãos de direcção. É certo que durante o processo iremos enfrentar dificuldades devido à carência de recursos humanos e financeiros, mas é aí onde devemos apelar à nossa criatividade, estimular a imaginação dos camaradas que nos rodeiam e da população, criando sinergias com os munícipes para superar as dificuldades que se apresentarem”, indicou Chelua.
Durante dois dias, no encontro que terminou no sábado, os gestores dos órgãos autárquicos dirigidos pela Frelimo em Nampula avaliaram o nível de desempenho destas autoridades ao longo do primeiro ano do presente mandato.
“Gostaríamos de recordar que produz resultados palpáveis e credíveis quem é disciplinado. Somos disciplinados quando programamos as nossas actividades e cumprimos em tempo útil e prestamos as contas das nossas actividades com rigor”, declarou ainda o número um da Frelimo em Nampula.
No encontro foi feito também o balanço do desempenho das bancadas da Frelimo nas assembleias municipais, incluindo a de Nampula, que é dirigida pelo MDM, para além do nível de cumprimento dos manifestos das autarquias onde a Frelimo saiu vencedora nas eleições de 2013.