Outras

NAMPULA: Exposição fotográfica retrata história do país

ESTÁ patente desde terça-feira, no Museu Nacional de Etnologia em Nampula, na cidade de Nampula, uma exposição fotográfica que retrata vários momentos que marcaram a história do país independente.

 

DSC 0101Trata-se de uma mostra promovida pelo Centro de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional, que mostra retractos da assinatura dos Acordos de Lusaka, ocorrido a 7 de Setembro de 1974, em Lusaka, Zâmbia, a proclamação de independência nacional, a 25 de Junho de 1975, entre outros marcos da heroicidade moçambicana.

Falando na abertura da exposição, Calisto Baquete, do Centro de Pesquisa da História da Luta de Libertação Nacional aconselhou aos jovens a visitarem a mostra que tem o mérito de apresentar fotografias inéditas e que permitem compreender melhor a história do país.

“Trouxemos também para a exposição fotográfica aquilo que constitui o resultado da pesquisa sobre os actos principais no âmbito da preparação para a proclamação da independência nacional, que decorreu no Estádio da Marchava, em Maputo”, disse.

Estão também patentes no Museu Nacional de Etnologia, em Nampula, fotografias que lembram os feitos marcantes da governação do primeiro Presidente da República Popular de Moçambique, Samora moisés machel, marcada pelos esforços visando reduzir os elevados índices do analfabetismo, através da promoção da educação, formação massiva de docentes e combate à corrupção que afectava o aparelho do Estado.

Não passaram de lado as imagens do período de governação de Joaquim Chissano, cujos esforços concentraram-se na pacificação do país que acabava de sair de um conflito armado.

A reconstrução das infra-estruturas sociais e económicas destruídas pelo conflito armado que envolveu o Exército governamental e a Renamo está também retratada na exposição, bem como outras obras de engenharia que foram erguidas no período de governação de Armando Emílio Guebuza.

A exposição contempla ainda fotografias que mostram os esforços que o Presidente da República em exercício Filipe Nyusi tem estado a desenvolver na busca da paz efectiva e na promoção do país.

A exposição estará patente até à próxima segunda-feira no Museu Nacional de Etnologia, em Nampula.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp