OJM em Maputo tem novo secretário
EDSON Nhangumel é o novo secretário provincial da Organizacao da Juventude Mocambicana (OJM) em Maputo, depois de vencer a eleição de domingo passado com 209 votos, dos 358 possíveis, o correspondente a 58.3 por cento.
Nhangumel substitui no cargo Júlio Parruque, que esteve à frente dos destinos daquela agremiação juvenil até à VII Conferência Provincial do último fim-de-semana.
Concorreram também para o cargo, na província de Maputo, Samuel Jotamo e Freitas Fumo, que dividiram a simpatia dos restantes 149 delegados à conferência, que elegeu igualmente os membros dos comités Central e Provincial bem como os delegados ao I Congresso da organização, a decorrer em Novembro próximo na Matola.
Na conferência, de dois dias, participaram 358 delegados provenientes dos distritos de Magude, Manhiça, Matutuíne, Moamba e cidade da Matola, para além de 50 convidados, dentre eles o primeiro-secretário Frelimo Sim na província de Maputo, Lote Maweia, que procedeu à abertura do encontro, e os membros do Comité Central.
Segundo os organizadores, o encontro aconteceu no contexto do processo de revitalização dos comités e secretariados provinciais bem como da preparação do I Congresso da Organização da Juventude Moçambicana OJM, que soma na sua vitalidade quatro décadas.
Sob o lema “Promovendo a Cultura de Trabalho e Reforçando a Unidade Nacional”, a conferência da OJM analisou e aprovou também o relatório das actividades do secretariado cessante (no período 2010/2015) e o informe do Gabinete Provincial de Preparação do Congresso.
Dirigindo-se aos conferencistas, Júlio Parruque, que presidiu ao encontro, disse ser aquele um momento do aprofundamento da democracia interna da OJM, considerando que a agremiação tem a tarefa de educar, unir e organizar a juventude moçambicana para a reconstrução nacional e edificação de uma sociedade justa, de progresso e de paz, promovendo o patriotismo.
Referiu-se igualmente à entrega abnegada da juventude em todos os distritos da província de Maputo na preparação do I Congresso, a medir pelo pulsar sentido durante as visitas realizadas nos últimos dias, o que, segundo disse, demonstra que todos estão engajados no fortalecimento da organização e elevação da sua participação na construção e desenvolvimento do país.
Para Lote Maweia, é enorme a satisfação de ter uma Organização da Juventude Moçambicana OJM forte, porque assim constitui-se, de facto, num verdadeiro celeiro das vitórias da Frelimo.
Numa avaliação à actual situação socio-política do país, o primeiro-secretário da Frelimo na província de Maputo reiterou os apelos de “não à guerra, à violência e divisão do país” e “sim à paz, harmonia e unidade nacional”.
Apelou à calma, discernimento, maturidade política, muita vigilância e coesão entre os membros da OJM, aos quais exortou para não caírem no divisionismo, intrigas e fofocas no seu seio.