OJM: Candidatos conhecidos esta semana
OS candidatos a secretário-geral da Organizacao da Juventude Mocambicana (OJM) serão conhecidos esta semana, cerca de um mês antes do arranque o I Congresso da agremiação, encontro que elegerá o novo timoneiro da ala juvenil da Frelimo.
O facto foi revelado sexta-feira ao “Notícias” pelo actual timoneiro da OJM, Pedro Frederico Cossa, quando abordado pelo “Notícias” para se pronunciar sobre os preparativos do I Congresso da agremiação, aprazado para os dias 26 a 29 de Novembro.
Sem adiantar o número de candidaturas submetidas até ao momento, Pedro Cossa confirmou à nossa Reportagem o facto de ele também ser concorrente à sua própria sucessão.
“Neste momento não tenho condições de avançar com o número de candidaturas submetidas. Porém, posso afirmar que os concorrentes a serem apurados para o escrutínio serão conhecidos na próxima semana (esta), depois de concluído o trabalho de triagem que está a ser levado a cabo pelo Conselho Jurisdicional da nossa organização”, afirmou Pedro Cossa, para depois sublinhar que o prazo de submissão de candidaturas para o cargo de secretário-geral da OJM terminou no passado dia 20 deste mes.
Na ocasião Pedro Frederico Cossa referiu que para além da corrida ao cargo de secretário-geral os membros da OJM que tiverem todos os requisitos preenchidos poderão concorrer para os outros órgãos da organização, como seja o Comité Central, Comité de Verificação, Comité de Jurisdição, entre outros.
Sobre o processo de preparação da primeira reunião magna da Organização da Juventude Moçambicana OJM a fonte referiu que “tudo está a decorrer de forma satisfatória”.
Acrescentou que para o último fim-de-semana estavam previstas duas conferências provinciais, nomeadamente em Maputo e Gaza, onde para além de se eleger os delegados ao congresso, que terá lugar na Escola Central do Partido Frelimo, na Matola, seriam conhecidos os secretários provinciais da organização assim como os órgãos locais bem como os membros do Comité Central representando estas duas províncias.
“As conferências, quer de nível distrital e provincial, decorreram dentro daquilo que foram as nossas expectativas em termos organizacionais. Outrossim ficámos satisfeitos com a maneira como as eleições decorreram, a todos os níveis. No final deste processo de preparação do I Congresso bem como de revitalização dos nossos órgãos de base iremos ter uma Organização da Juventude Moçambicana OJM rejuvenescida e pronta para os novos desafios”, enfatizou o nosso interlocutor.