Mensagem do Presidente da República por ocasião do dia 4 de Outubro
REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
Mensagem do Presidente da República por ocasião do dia 4 de Outubro, Dia da Paz e Reconciliação Nacional
Comemoramos, hoje, dia 04 de Outubro de 2015, mais um aniversário da assinatura do Acordo Geral de Paz, em Roma, que marcou o fim de 16 anos de um conflito armado entre irmãos muito devastador.
O dia 4 de Outubro é a expressão da suprema vontade dos moçambicanos de viverem em harmonia consigo mesmos e entre si, unidos e reconciliados na diferença e empenhados na construção da paz em todas as dimensões, através do diálogo, porque a paz é a condição indispensável para o bem-estar e felicidade.
Hoje, 23 anos depois do calar das armas, temos a responsabilidade colectiva e individual de zelar por este bem comum que, para além de mensagens que contribuam para preservar, promover e difundir a cultura de paz e do diálogo em todas as circunstâncias, o façamos com actos concretos.
O Governo reafirma a sua disponibilidade e abertura incondicional para o diálogo com todas as forças vivas da sociedade para que a paz e reconciliação prevaleçam, no lugar do medo e da ameaça, bem como no estrito respeito à nossa Lei Mãe, a Constituição da República de Moçambique.
Em meu nome pessoal e em nome do Governo desejo a todos festas felizes, e que o 4 de Outubro continue a inspirar-nos para harmonia, amor e, sobretudo para a promoção da cultura da Paz e de diálogo permanente.