“Moçambique regista progressos na implementação de programas de desenvolvimento humano e social ”
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse, este sábado, em Nova Iorque, que desde o ano 2000, Moçambique tem vindo a reduzir a mortalidade infantil passando de uma média de cem para sessenta e quatro crianças, antes de completar o primeiro não de vida, por cada mil nascimentos.
Esse facto, consta entre os avanços significativos que o país alcançou na implementação dos objectivos de desenvolvimento do milénio, com particular ênfase para as áreas de educação e saúde.
Discursando na Assembleia das Nações Unidas, que decorre na sede da Organização, em Nova Iorque, Filipe Nyusi, disse que os progressos registados nos indicadores mencionados, estão associados aos diversos programas do desenvolvimento humano e social que o governo tem vindo a implementar.
“É em cumprimento desta agenda, que continuamos a incidir a nossa acção na promoção da saúde sexual e reprodutiva e dos direitos sexuais dos adolescentes e jovens resultando no aumento da esperança de vida. Temos também realizado intervenções para a melhoria ao acesso aos serviços educação, saúde e outros direitos humanos assegurados pelo Estado. Achamos que o reforço desse tipo de sinergias, será vital para a implementação bem sucedida da nossa nova agenda de desenvolvimento sustentável.” -acrescentou o Chefe do Estado moçambicano.