MENSAGEM DA FRELIMO POR OCASIÃO DO 25 DE JUNHO, DIA DA FUNDAÇÃO DA FRELIMO E DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL
Celebramos hoje dia 25 de Junho de 2015 dois importantes marcos do nosso devir histórico: 53 anos da Fundação da FRELIMO e 40 anos da Independência Nacional. Os dois irrepetíveis marcos foram fruto da acção e tradição de homens com coragem, honra, determinação, altruísmo, heroísmo, patriotismo e nacionalismo.
Estes honrosos jovens da geração 25 de Setembro lutaram incansavelmente, fazendo tudo, incluindo o sacrifício das suas próprias vidas, em defesa dos interesses do Povo Moçambicano e de Moçambique.
Antes da acção heroica destes jovens que hoje recordamos e honramos com o nosso compromisso de continuar as suas tradições heróicas e gloriosas, nós éramos várias raças, tribos, etnias sem destino comuns e sem um ideal de Luta.
Foi a FRELIMO, Partido que congregou e UNIU numa só FRENTE DE LIBERTAÇÃO todas as classes e camadas sociais e concretizou a sua linha política na base das suas aspirações e sentimentos.
A Unidade Nacional foi a primeira conquista do Povo moçambicano sob direcção da FRELIMO; foi com esta grande conquista que erguemos o punho e caminhamos numa mesma direcção e sentido, foi com ela que construímos uma organização popular com os ideais de pátria bem enraizados.
Recordamos hoje a memória imperecível do Arquitecto da Unidade Nacional Eduardo Chivambo Mondlane que não assistiu o seu sonho de Libertar a Terra e os Homens contudo, plantou em terra firme as sementes dessa liberdade.
A Independência Nacional que hoje celebramos foi fruto do Povo e da correcta direcção deste pela FRELIMO daí que lembramos igualmente o Proclamador da nossa Independência, que deu continuação ao sonho iniciado pelo Arquitecto da Unidade Nacional: Samora Moisés Machel, Primeiro Presidente da República Popular de Moçambique.
Desde a fundação da FRELIMO até a proclamação da Independência, temos estado a aprender e aperfeiçoar como servir cada vez melhor o nosso Povo. Estamos cientes de que persistem desafios mas confiantes de que serão vencidos e o sonho de LIBERTAR O HOMEM vai-se materializar.
Evocamos hoje todos os filhos de Moçambique que com heroísmo e bravura impuseram-se contra a dominação colonial e celebramos especialmente porque neste ano, inicia o NOVO CICLO de governação dirigido pelo Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, fiel continuador dos ideais e obras de Mondlane, Samora, Chissano e Guebuza e estamos confiantes de que sob sua liderança e da nossa FRELIMO, o Povo Moçambicano, continuará a caminhar firme rumo ao progresso e bem-estar.
A FRELIMO exorta para que, cada moçambicano e todos juntos façamos desta importante data, um momento de reflexão e aprofundamento sobre os nobres valores da nossa moçambicanidade: a Unidade Nacional, a Paz, o espírito de trabalho, solidariedade e autoestima.
50 anos
UNIDOS NA LUTA CONTRA A POBREZA
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA
Maputo, aos 24 de Junho de 2015