Filipe Jacinto Nyusi, defende que tudo o que o Governo pretende realizar neste quinquénio “é para o bem-estar do Homem”
O PRESIDENTE da República, Filipe Jacinto Nyusi, defende que tudo o que o Governo pretende realizar neste quinquénio “é para o bem-estar do Homem” e anunciou que no próximo ano vai começar já a asfaltagem da estrada Nampula-Angoche.
“Vamos avançar já com este projecto no próximo ano. Conseguimos já os fundos para o efeito”, garantiu o Chefe do Estado, num anúncio ruidosamente saudado pela população de Nampula, reunida num comício realizado no bairro de Namicopo, no quadro da visita de trabalho que o Presidente da República encerrou na semana passada.
“Incansavelmente, estamos à procura de recursos para ver se no projecto da reparação da estrada Nacala-Porto/Nacala-à-Velha continuamos até Memba e prosseguirmos depois até ao posto administrativo de Alua, no distrito de Eráti. Se conseguirmos isso vamos ter mais uma estrada asfaltada”, revelou.
O Chefe do Estado reconheceu ainda que na cidade de Nampula a população está a crescer, a olhos vistos, sustentando este aumento demográfico com o surgimento exponencial de novos bairros que não existiam há sete anos.
“Por isso, ainda nos próximos cinco anos vamos construir um hospital geral aqui na cidade de Nampula”, garantiu o Presidente da República, argumentando a medida com o facto de a capital provincial ter a responsabilidade de velar por todos os casos de doenças complicadas que não têm solução nos distritos e que são para ali enviados para o devido tratamento.
“Por isso é preciso capacitar aqui, colocando mais médicos para ajudar os distritos”, observou o Chefe do Estado, reconhecendo, porém, existirem mais zonas com maior número da população, como é o caso do distrito de Eráti, o mais populoso da província.
Nyusi disse, a-propósito, haver um programa neste distrito de reabilitar e reequipar o hospital de Namapa durante os cinco anos da sua governação.
“Nesta comunicação estou apenas a enumerar aqueles projectos que escolhemos para realizar, porque há muita coisa por fazer. Eu quero um Governo que não promete o que não vai fazer. Por isso escolhemos e falamos daquilo que podemos fazer”, garantiu o Chefe do Estado.
REFORÇAR A ENERGIA ELÉCTRICA
A PROVÍNCIA de Nampula tem um grande défice de energia eléctrica. No Porto de Nacala a energia não é suficiente, verificando-se o mesmo no porto agora em construção em Nacala-à-Velha. O mesmo acontece na cidade de Nampula, onde as oscilações e cortes no fornecimento de energia eléctrica são constantes.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, prometeu à população de Nampula trabalhar no sentido de melhorar a qualidade de energia nesta região e expandi-la para os distritos recém-criados, postos administrativos e localidades.
“Aqui, para Nampula, só para citar alguns exemplos, está no nosso programa dos próximos cinco anos iniciar ou mesmo terminar a construção da barragem hidroeléctrica sobre o rio Lúrio, na região do Alto Malema, para reforçar o abastecimento em energia eléctrica à província e não dependermos apenas da energia da Cahora Bassa”, anunciou.
O Presidente Filipe Nyusi reconhece que quando há um corte no fornecimento de energia eléctrica toda a província de Nampula fica às escuras, daí a razão da construção da barragem hidroeléctrica na região do Alto Malema.
Por outro lado, segundo o Chefe do Estado, está em projecção a construção de mais uma linha de transporte de energia eléctrica, que vai sair de Caia, em Sofala, até Nacala, “para aumentar a capacidade de energia nas províncias de Nampula, Zambézia e outras zonas.
Na mesma ocasião o Presidente da Republica falou da importância do desenvolvimento humano e social, uma das cinco prioridades do seu Executivo. Defendeu que este desenvolvimento significa ter comida e saúde de qualidade, hospitais e medicamentos não só em quantidade como também em qualidade para as pessoas estarem bem nutridas e ter escolas de formação profissional com qualidade.
Para o Chefe do Estado, desenvolvimento humano e social significa também ter os serviços públicos a fluírem normalmente, ter estradas, transporte, comunicações, energia eléctrica, água potável e habitação condigna. “Isso tudo é o pacote que queremos oferecer ao nosso povo durante a nossa governação”, avaliou Filipe Nyusi, defendendo que tudo o que o Governo pretende fazer nesta governação “é para o bem-estar do Homem”.
Relativamente ao emprego, produtividade e competitividade, Nyusi defende a promoção da agricultura, da pesca, do turismo e da exportação mineral. “Vamos promover a industrialização e incrementar mais exportações para termos mais renda para o nosso país”, garante.
Em Nampula o estadista moçambicano inaugurou o Laboratório de Plantas e Solos que, segundo ele, “vai ajudar o país a ter uma produção de qualidade.
“Nampula é rica. Produz-se aqui a mandioca, o amendoim, o algodão, a soja, a mapira, o milho, a castanha, etc., mas a nossa produção não pode continuar a ser rudimentar. Num hectare onde tiramos três toneladas de mandioca temos de tirar agora 30 toneladas. E em Ribáuè já estão a fazer isso. Vamos estimular isso para que o nosso povo produza grandes quantidades num pequeno espaço e produtos de qualidade para se tornarem exportáveis.
No concernente à gestão dos recursos naturais o Chefe do Estado sustenta que todos os recursos têm de ser explorados de forma transparente e racional.
“Não devemos destruir e/ou acabar com a nossa riqueza”, exorta, apelando aos moçambicanos para que adiram a este projecto para proteger a nossa riqueza.
AVANCE, PRESIDENTE NYUSI! NAMPULA ESTÁ CONSIGO
A POPULAÇÃO do distrito de Nampula congratula o Governo pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito da construção das infra-estruturas económicas e sociais, o que permite o melhoramento gradual das condições de vida dos moçambicanos.
Numa mensagem de felicitações ao Presidente da República, Filipe Nyusi, pela sua eleição ao cargo de Chefe do Estado, Nampula enaltece a acção do Executivo no melhoramento e expansão das redes escolar, sanitária, de energia eléctrica, de telefonia móvel, de abastecimento de água potável e pela alocação do fundo dos 14 milhões de meticais por ano para os citadinos da chamada capital do norte desenvolverem os seus projectos.
“Avance, Presidente Nyusi! Nampula está consigo na luta contra a pobreza”, referiu a mensagem, que destacou a asfaltagem da estrada Nampula-Cuamba como uma das realizações de vulto que contribui para a elevação da qualidade de vida dos cidadãos do distrito.
Além de sublinhar que a população do distrito de Nampula está firme no combate à pobreza e ao analfabetismo, a mensagem, lida pela cidadã Ana Paula Moisés, garantiu também ao Chefe do Estado que o distrito é pela paz, unidade nacional, tranquilidade e não à divisão do país.
“Por esta razão encorajamos ao Papá Nyusi para, com vigor, a continuar a lutar pelo nosso bem-estar socio-económico e pela felicidade de todos os moçambicanos”, refere a mensagem apresentada no comício bastante concorrido dirigido pelo Chefe do Estado, no bairro de Namicopo.
Apesar do reconhecimento expresso dos esforços do Governo na melhoria das suas condições de vida, a população apresentou uma lista de outras necessidades na região, como sendo, por exemplo, a construção de pontes sobre os rios Monapo e Motomote, no posto administrativo de Anchilo, para facilitar a transitabilidade de pessoas e bens, “sobretudo das nossas crianças quando vão à escola”, para além do melhoramento das ruas da cidade de Nampula.
Reagindo a estas e outras preocupações ali apresentadas, o Presidente disse que ao nível central o Governo projecto levar a cabo um trabalho de saneamento do meio e da drenagem de cidade de Nampula.