Emancipação da Mulher deve ser um compromisso permanente

O Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, defende que o empoderamento da mulher não deve limitar-se apenas à sua participação nos processos políticos e de governação. Há sim, uma necessidade de todos assumirem que a luta pela emancipação da mulher é um processo multidimensional e transversal, que requer um compromisso nas zonas urbanas, como nas zonas rurais.
Daniel Chapo, que discursava no momento da abertura da IV Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Organização Moçambicana, OMM, realizada a 13 de Abril corrente, na cidade da Matola, destacou que no contexto dos objectivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, a experiência de Moçambique tem sido considerada uma referência de boas práticas e de compromisso do Estado, no que toca à empoderamento multidimensional da mulher.
“A aposta na promoção da mulher moçambicana traduz o reconhecimento do Partido FRELIMO, da importância da sua emancipação e do seu papel vital no processo da edificação da Nação Moçambicana”, realçou o Presidente Daniel Chapo.
O Presidente da FRELIMO exaltou ainda o papel da OMM no período da campanha eleitoral, com vista às eleições de 9 de Outubro, na mobilização, dos eleitores para sua participação activa e massiva no processo, factores que, segundo o Daniel Chapo, foram determinantes para a vitória expressiva da FRELIMO e do seu candidato Presidencial.
“A vitória da FRELIMO nas eleições gerais de 09 de Outubro de 2024, conta com valioso contributo da Mulher, que soube assumir o papel de vanguarda, mostrando coragem e valentia para o alcance deste objectivo”, disse o Presidente Daniel Chapo