PRESIDENTE DA FRELIMO DEFENDE PREPARAÇÃO ANTECIPADA PARA FUTURAS VITÓRIAS E MAIOR PROXIMIDADE COM O POVO

O Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, defende a urgência de os membros do partido iniciarem os preparativos para as próximas eleições, reafirmando que “a vitória prepara-se, a vitória organiza-se”.
A declaração foi feita durante a abertura da IV Sessão Ordinária do Comité Central da FRELIMO, realizada na Escola do Partido, na Matola. O evento marca o início de um novo ciclo político, após as eleições gerais de Outubro de 2024.
Durante o discurso, Chapo destacou a importância da ligação entre o partido e a população, sublinhando que a FRELIMO “tem logrado estes êxitos graças ao empenho dos seus quadros e simpatizantes e ao funcionamento regular dos seus órgãos, a todos os níveis”. Reiterou que a presença massiva dos membros no evento demonstra a vitalidade da organização, reforçando o seu papel na construção do futuro do país.
No entanto, Chapo também reconheceu desafios e apelou à unidade e ao compromisso de todos para manter a coesão interna do partido. “Para além de factores externos, precisamos de fazer uma introspecção dentro do nosso Partido para identificar e corrigir eventuais desvios e falhas”, afirmou, referindo-se às manifestações pós-eleitorais e à necessidade de consolidar a estabilidade política.
O Presidente da FRELIMO enfatizou ainda a importância da inclusão e do diálogo, mencionando o recente “Compromisso para o Diálogo Nacional Inclusivo”, aprovado pela Assembleia da República. O objectivo é restaurar a paz efectiva e duradoura no país, promovendo uma reconciliação nacional baseada no respeito e na estabilidade.
Em relação à economia, Chapo anunciou a reintrodução das áreas de Economia e Projectos e de Formação e Quadros na estrutura do Secretariado do Comité Central. A medida visa fortalecer a sustentabilidade financeira do partido e aprimorar a gestão dos seus membros, promovendo maior eficiência na execução das funções partidárias.
As celebrações do Jubileu de Ouro da Independência Nacional também foram tema de destaque. O Presidente anunciou o lançamento da Chama da Unidade Nacional, em Nangade, Cabo Delgado, no próximo dia 7 de Abril, sob o lema “50 Anos de Independência: Consolidando a Unidade Nacional, a Paz e o Desenvolvimento Sustentável”. A chama percorrerá todas as províncias antes de chegar ao Estádio da Machava no dia 25 de Junho, local da proclamação da independência de Moçambique em 1975.
No fim do seu discurso, Daniel Chapo reforçou a necessidade de “sair fora da caixa” e reflectir sobre os desafios que o país enfrenta. “Devemos estar mais abertos ao debate, à crítica e autocrítica, evitando colocarmo-nos numa posição defensiva”, declarou, apelando a um partido mais dinâmico, coeso e preparado para os desafios políticos e sociais do futuro.