Destaques
COMISSÃO POLÍTICA – COMUNICADO DE IMPRENSA
Sob Direcção do Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, teve lugar no dia 11 de Setembro de 2024, na Sede Nacional da FRELIMO, a 33ª Sessão Ordinária da Comissão Política, para analisar a actual situação política, económica e sócio-cultural do país.
- A Comissão Política foi informada sobre o decurso da Campanha Eleitoral, com vista às eleições Presidenciais, Legislativas e para Assembleias Províncias de 09 de Outubro do ano em curso e faz um balanço preliminar positivo desta corrida eleitoral, iniciada a 24 de Agosto.
- A Comissão Política manifesta a sua satisfação pelo rumo que a Campanha Eleitoral está a seguir, caracterizado por um ambiente ordeiro, pacífico e de civismo, com grande envolvimento do eleitorado, o que demonstra o nível elevado de consciência patriótica e de cidadania dos cidadãos sobre a relevância da democracia multipartidária em Moçambique.
- A Comissão Política reconhece a participação massiva e entusiástica dos cidadãos na Campanha Eleitoral da FRELIMO e do seu Candidato Presidencial Daniel Francisco Chapo, e constata com satisfação que o seu Manifesto Eleitoral está a ser amplamente divulgado e aceite, por corresponder às expectativas dos moçambicanos.
- A Comissão Política encoraja ao seu Candidato Presidencial, Daniel Francisco Chapo e a todos os militantes e simpatizantes da FRELIMO, a continuarem com a mesma forma didática, na mobilização do eleitorado, para que no dia 09 de Outubro vote no Manifesto Eleitoral da FRELIMO, um instrumento orientado para o desenvolvimento de Moçambique.
- A Comissão Política saúda o Camarada FILIPE JACINTO NYUSI, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique:
- Pela visita à República Popular da China e à República Socialista do Vietname, a convite dos seus homólogos Xi Jinping, e To Lam, respectivamente, no âmbito do reforço e aprofundamento das relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação entre Moçambique e aqueles países asiáticos.
- Pela Direcção da cerimónia central alusiva ao 50º Aniversário da Assinatura dos Acordos de Lusaka, Dia da Vitória, assinalada a 07 de Setembro, um momento de festa e de reflexão sobre a necessidade dos moçambicanos continuarem a defender a Independência Nacional, a Soberania e a Unidade Nacional.
- Pelo Título Doutor Honoris Causa em Relações Internacionais e Diplomacia atribuído pela Universidade do Malawi.
- A Comissão Política reitera o encorajamento as Forças de Defesa e Segurança, a Força Local e do Ruanda pela sua bravura e determinação no combate ao terrorismo em algumas zonas da província de Cabo Delgado.
60 ANOS CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL,
PROMOVENDO A PAZ E DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!