Destaques

MENSAGEM DA FRELIMO POR OCASIÃO DO 25 DE JUNHO, DIA DA INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Assinala-se hoje, o 25 de Junho, dia em que em 1975, o Saudoso Camarada Samora Moisés Machel, Presidente da FRELIMO, em nome do povo moçambicano, “proclamou, solenemente, a Independência Total e Completa de Moçambique e a sua Constituição em República Popular de Moçambique”.

A FRELIMO considera uma data inesquecível, cheia de simbolismo, que levou os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Índico, a uma alegria e lágrimas incontidas de satisfação nos rostos, pela liberdade, dignidade, auto-determinação e Independência conquistadas.

Junho, é mês repleto daquilo que Moçambique pode apresentar de nobre e galvanizante. Aliado à fundação da FRELIMO e da Independência Nacional, estão as comemorações do centésimo quarto ano natalício do Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, Arquitecto da Unidade Nacional e fundador da FRELIMO. Ícone do patriotismo moçambicano, é ainda um dos imbondeiros deste nosso grande Continente Africano que, imbuído de um nacionalismo sem igual, entregou a sua vida para que os moçambicanos ousassem possuir uma Pátria.

A FRELIMO, recorda aos moçambicanos que, se hoje são independentes é porque moçambicanos destemidos e com bravura liderados pelo Presidente Eduardo Chivambo Mondlane, houve que libertaram o povo das masmorras e da escravatura colonial Portuguesa.

A FRELIMO, rende homenagem ao espírito de determinação dos jovens de ontem, geração 25 de Setembro, que contêm referências das mais variadas lutas que enfrentaram, figuras merecedoras do mais elevado reconhecimento na construção desta bela Pátria. Os Veteranos da Luta de Libertação Nacional, com especial atenção aos que se encontram, neste momento, nas trincheiras de Cabo Delgado. Estes, que compõem a Força Local, rechassando os terroristas, atravês de apoio incondicionalmente, aos seus herdeiros. Por isso, com muita firmeza, a FRELIMO, distingue esta classe de homens e mulheres.

A FRELIMO chamou a si a responsabilidade de Organizar a Sociedade, reanimar a economia e garantir a manutenção da Soberania. É aí, que a Geração 8 de Março se deslumbra e se desenha ao responder o chamamento patriótico proclamado pelo então Presidente da República, Samora Moises Machel.

Foi a Geração 8 de Março que, inspirado pelos feitos da Geração 25 de Setembro, garantiu a estabilidade sócio-económica de Moçambique, nas frentes de Produção, na Industria, no Comércio, na Diplomacia, na Saúde, na Educação, na prestação de serviços e na manutenção da Soberania.

A FRELIMO reconhece que apenas com a independência económica, Moçambique será totalmente independente e soberano, e para tal destaca as potencialidades dos recursos de que o país dispõe para posicionar-se a nível internacional e chama a todos moçambicanos para que se engajem no aumento da produção e produtividade de modo a diminuir importações e promover o consumo de produtos nacionais e incentivar exportações.

Ainda sobre a Independência económica, O candidato da FRELIMO a Presidente da República (PR) nas Eleições de 09 de Outubro, Camarada Daniel Francisco Chapo, diz que: “apenas com a independência económica, Moçambique será totalmente independente e soberano, e para tal é nossa responsabilidade continuar a trabalhar para o alcance da independência económica de Moçambique, diz ainda que: continuamos dependentes economicamente, e para isso precisamos de trabalhar juntos para realizarmos este sonho de Moçambique livre da dependêcia externa” Fim da citacão.

A FRELIMO, saúda efusivamente os garbosos jovens das Forças de Defesa e Segurança que, com alto sentido de defesa de Pátria, lutam com bravura contra os terroristas que matam e destroem o que com trabalho árduo e sacrifício foi construído, em prol do desenvolvimento do País e semeiam o pranto, dor e luto no seio das famílias.

A FRELIMO entende que a efeméride deve servir de reflexão para o aperfeiçoamento das políticas, estratégias e acções que motivem os jovens a assumirem-se como o motor do desenvolvimento, através de investimentos na saúde, educação, formação e empregabilidade.

A FRELIMO exorta para que, cada moçambicano e todos juntos façam o aprofundamento sobre os nobres valores da nossa moçambicanidade: a Unidade Nacional, a Paz, o Espírito de Trabalho, Solidariedade e AUTO-ESTIMA.

A FRELIMO, saúda o povo moçambicano pela celebração do Dia da Independência Nacional e deseja a todas festas felizes.

No próximo ano, Moçambique completará 50 anos da sua Independência. É momento do início das cerimónias que marcaram o meio século deste da Independência deste País.

A FRELIMO encoraja o envolvimento de todos neste movimento Patriótico.

Feliz Dia da Independência Nacional!

60 ANOS
CONSOLIDANDO A UNIDADE NACIONAL,
PROMOVENDO A PAZ E O DESENVOLVIMENTO
FRELIMO, A FORÇA DA MUDANÇA!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp