Destaques

DISCURSO DO CAMARADA ROQUE SILVA SAMUEL, SECRETÁRIO GERAL DA FRELIMO NO ENCERRAMENTO DA III SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DA OMM

Camarada Isaura Ferrão Nyusi, Primeira Dama da República de Moçambique e Presidente da OMM

Camaradas Membros do Secretariado do Comité Central do Partido

Camarada Mariazinha Niquisse, Secretária-Geral da OMM

Camaradas Presidentes Honorárias da OMM

Camarada Presidente do Conselho Nacional de Jurisdição

Camaradas Membros da Honra

Estimados Convidados

Caras e Caros Camaradas

Constitui para mim motivo de renovada honra dirigir-me a esta grande e maior Organização Social do nosso País – a OMM.

Através das Camaradas presentes nesta sessão revejo a Mulher Moçambicana na sua plenitude, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo.

Nos Membros do Conselho Nacional da OMM e convidados presentes nesta sessão, está dignamente representada a Mulher Moçambicana, engajada no processo de construção da Nação Moçambicana.

Temos nesta sala:

  • a Mulher mãe, esposa e filha;
  • a Mulher operária, professora, médica, enfermeira, educadora de infância, vendedora do mercado, comerciante formal, enfim;
  • a Mulher Moçambicana guerreira, batalhadora, fazedora do 25 de Setembro, fruto do 8 de Março, a mulher dirigente política, a mulher empresária, a mulher gestora, a Mulher Moçambicana em toda sua dimensão, a sua aura, as suas virtudes, os seus desafios.

Bem haja a Mulher Moçambicana!

Bem haja a OMM!

Prezados Membros do Conselho Nacional da OMM

Caras e Caros Convidados

Logo as primeiras horas desta manhã, testemunhamos com muita satisfação um desusado movimento das nossas camaradas nesta nossa Escola Central, aqui onde se forjam Quadros da FRELIMO.

Umas convergiram para esta sala, para reunir nesta III Sessão Ordinária do Conselho Nacional que agora caminha para o seu término.

Outras, vieram para emprestar calor, cor e vida a este encontro. Sentimos em todas um denominador comum:

  • Uma contagiante manifestação da alegria;
  • Uma manifestação que nos remete à raiz profunda da nossa moçambicanidade;
  • a essência da nossa existência como FRELIMO.
    Revivemos nessa sessão o ambiente de genuína camaradagem, de harmonia nas canções e na dança, enfim, momentos de festa que caracterizam os encontros desta maior e mais antiga organização social do nosso Partido.

Por isso, reiteramos as nossas felicitações à liderança da OMM, e de modo particular à Mamã Isaura Nyusi, Presidente da OMM, por todo o esforço e dedicação sem reservas ao engrandecimento e consolidação da OMM.

Parabéns Mamã Isaura Nyusi!
Parabéns OMM!
Prezados Membros do Conselho Nacional da OMM

Estimados Convidados

A III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OMM, cujo momento derradeiro nos é dado aqui a honra de testemunhar, decorreu sob o lema: “Mulher Moçambicana pela Unidade Nacional, Paz e Desenvolvimento”. Três singelas palavras, mas cujo significado e alcance, resumem o percurso da Mulher Moçambicana no caminho da sua emancipação.

Com efeito, foi profundamente imbuída pelo espírito de Unidade Nacional que a Mulher Moçambicana, desde a primeira hora, se engajou no árduo processo de Luta de Libertação Nacional para a conquista da independência nacional.

É no espírito da Unidade Nacional que hoje a Mulher Moçambicana abraça os projectos de reconstrução nacional em qualquer canto do país.

A Mulher Moçambicana é o esteio da Paz.

A semente da Paz, lança-se no seio do núcleo familiar, onde a Mulher desempenha papel central de inculcar na criança o amor ao próximo, o respeito pela diferença e porque não, o amor a Pátria.
Mulher é desenvolvimento.

As dinâmicas de construção da base material para o avanço económico do nosso País, assentam, em larga medida, no papel que a mulher desempenha no processo produtivo.

Moçambique é um País em vias de desenvolvimento. A sua base produtiva sustenta-se no contributo do sector primário, onde o papel da mulher, sobretudo na agricultura é fundamental.

Neste contexto, é legítimo reconhecer que a mulher é peça chave no processo de desenvolvimento nacional.

Camaradas Membros do Conselho Nacional

A realização da III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OMM foi uma oportunidade para a OMM fazer um exercício de avaliação e de retroalimentação sobre o trabalho realizado pelos nossos órgãos, bem como o envolvimento dos membros nas actividades da nossa organização, no intervalo desde a sessão anterior deste órgão realizada em Abril do ano transacto.

O Relatório submetido à esta sessão permite-nos constatar com satisfação que a OMM tem vindo a dar passos positivos em todas as suas frentes de acção.

Anotamos com satisfação a regularidade do funcionamento dos órgãos através da realização das suas sessões e outras actividades.

Conferimos o crescimento numérico de membros da OMM registado no período em balanço, em perfeita comunhão com o princípio de rejuvenescimento da nossa organização.

Testemunhamos o grande movimento de celebração dos 50 anos da criação da OMM que coloriu todo País, cujo encerramento foi aqui testemunhado hoje.

Registamos, reconhecidos, como Partido, a reafirmação nesta sessão do compromisso deixado pela Mamã Isaura Nyusi, na abertura deste encontro, de a OMM prosseguir com cada vez maior empenho, a mobilização das mulheres para o reforço da base social da FRELIMO.

Foi igualmente com incontida emoção que ouvimos a Mamã Isaura Nyusi, Presidente da OMM, reiterar o cometimento da OMM de trabalhar para assegurar a vitória da FRELIMO nas Eleições Gerais de 9 de Outubro próximo.

Por tudo isto, caras e caros camaradas, podemos afirmar sem reservas que esta III Sessão Ordinária do Conselho Nacional trouxe-nos, uma vez mais, a OMM no seu melhor.

Estimadas camaradas

Apesar dos sucessos e da pujança que a nossa organização tem vindo a registar, como sabiamente dizia a Camarada Presidente da nossa Organização esta manhã, ainda é longo o caminho a percorrer.

A nossa organização tem ainda desafios estruturais que convidam a concertação de esforços de todos os membros.

Trata-se de desafios que a OMM já identificou, sendo por isso que constam do Plano de Actividades e Orçamento 2024-2025, aprovado nesta sessão.

Um dos grandes desafios tem a ver com a criação de capacidade financeira para atender aos programas da Organização.
A OMM deve tirar o máximo proveito de toda a capacidade e inteligência financeira dos seus membros para prover recursos para a organização.

A OMM deve encontrar formas criativas, fiáveis e sustentáveis para maximizar a rentabilidade do seu património.

A OMM deve encontrar formas articuladas e credíveis aos olhos dos membros, de cobrança de quotas.

Deve preocupar a cada membro da OMM, o facto de, conforme consta do relatório apresentado a esta sessão, o nível de quotização, ao longo de todo o ano de 2023 tenha crescido apenas em 0,024% em relação ao planificado para aquele período.
Importa observar que, dos 3.023.542 (três milhões vinte e três mil e quinhentos e quarenta dois) membros que a OMM possui hoje, se cada membro pagasse apenas 1 metical por mês, o valor de quotas arrecadadas em 2023 seria de 36.342.504,00Mt (trinta e seis milhões, trezentos e quarenta e dois mil e quinhentos e quatro meticais) somente naquele ano, e não 433.128,07 MT (quatrocentos e trinta e três mil e cento e vinte oito meticais e sete centavos) colectados, de acordo com o relatório.

Outro desafio tem a ver com o registo do património da Organização. Deve-se acelerar e concluir esse processo.
Os prazos, a própria Organização poderá definir em função da complexidade do tratamento dos documentos. A nossa sugestão é que não seja um prazo muito alargado.

Prezadas camaradas

Tivemos oportunidade de acompanhar nesta sessão, a partir da intervenção proferida pelo Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, na abertura solene, os grandes sucessos que a Mulher tem vindo a registar, em resultado das medidas de grande alcance social que o Governo da FRELIMO tem estado a tomar, para acelerar o avanço da Mulher, em todas as esferas da sociedade.

Os ganhos em benefício da Mulher anunciados esta manhã na intervenção à Nação, são demonstração inequívoca do grande empenho do Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi em assegurar a efectiva emancipação da Mulher Moçambicana.

Permitam-me por isso, caras camaradas que, em vosso nome, e através de vós, em nome de todas as Mulheres do nosso País, saúde de forma efusiva e reconhecida o Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi por estes feitos de valor e peso imensuráveis para a Mulher Moçambicana.

Bem haja Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi.

Caras camaradas

Dentro de poucos dias, o nosso Partido vai realizar as Eleições Internas para a escolha dos nossos candidatos para as Eleições Gerais.

E, camaradas, como foi dado a assistir, com profunda preocupação nas últimas Eleições Autárquicas à volta dos processos eleitorais do nosso País gravitam muitos interesses alheios ao nosso Povo.

Agendas de forças externas que manipulam alguns dos nossos concidadãos incautos para tentar derrubar a FRELIMO.

Gostaria de, por isso, de vos exortar, caras camaradas, bem como a todos os membros desta nossa Organização para intensificar a vigilância, para a neutralização das manobras de todos quantos tentam pôr em causa a nossa independência, a nossa soberania.

Alguns desses nossos concidadãos usam a capa de oposição política, mas no fundo promovem e difundem interesses de forças externas que se opõem ao nosso Partido.

A OMM deve continuar a se assumir como porta-estandarte dessa luta pela preservação dos legítimos interesses do nosso povo.

A OMM, como sempre, tem um papel crucial nesse processo.

Lanço, a partir deste pódio um apelo para que nos empenhemos todos no esforço de assegurar que os resultados das Eleições Internas se traduzam no reforço da coesão interna do nosso Partido.

Não se trata de um processo para se apurar vencedores nem vencidos. Trata-se sim, de um mecanismo de consolidação e reforço da democracia interna do nosso Partido. Onde no final só ganha a FRELIMO.

O nosso Partido nutre plena confiança no papel que as mulheres tem desempenhado nos processos eleitorais internos.

Gostaria por isso de apelar para que continuem focados na observância dos princípios da FRELIMO.

Evitem ser manipuladas com promessas de ganhos financeiros ou materiais por aqueles que pretendem servir-se das eleições internas para cumprir suas agendas pessoais. Agendas alheias à FRELIMO.

Reitero igualmente o apelo para que, nas Eleições Gerais que temos este ano, a OMM continue a assumir o papel de pivot no processo de mobilização do voto a favor do nosso Partido e a favor do nosso candidato à Presidente da República.

Devemos ter sempre presente que a vitória da FRELIMO e do seu Candidato nestas eleições interessa a toda sociedade moçambicana e não apenas aos membros da FRELIMO. Trata-se da nossa sobrevivência como uma nação soberana.

A terminar, permita-me Mamã Isaura Nyusi, reiterar a nossa saudação a si de modo particular por tudo o que tem feito em prol do engrandecimento desta organização e desejar que continue com saúde e sabedoria, a desempenhar com sucesso a sua missão.
Estendo a minha saudação a todos quantos tornaram possível o sucesso deste encontro.

A todas as camaradas desejo um feliz regresso.
Com estas palavras e em nome do Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi, tenho a honra de declarar encerrados os trabalhos da III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OMM.

FRELIMO HOYÉ!
OMM HOYÉ!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp