FRELIMO enaltece contributo da OMM na promoção do desenvolvimento
O Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, Camarada Filipe Jacinto Nyusi, destacou o contributo que Organização da Mulher Moçambicana (OMM) tem dado em todas os momentos de luta pela afirmação da Nação.
Filipe Nyusi, que dirigiu a cerimónia de abertura da III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OMM, realizada nesta quarta-feira, na Escola Central da FRELIMO, na cidade da Matola, disse que a criação da Organização da Mulher Moçambicana a 4 de Outubro de 1973, impulsionou a emancipação da mulher, e hoje, segundo o Presidente, esta agremiação tem sido a principal plataforma de participação da mulher na frente política, económica, social e cultural.
“Os progressos alcançados fazem de Moçambique uma referência regional e internacional, na materialização do Princípio da Universalidade e Igualdade do Género. Como forma de continuar a promover a igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens, em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva, priorizamos o acesso aos serviços básicos como Educação, Saúde. Protecção Social, Participação Política, Combate a Violência e Uniões Prematuras, entre outras acções”, indicou o Presidente Nyusi.
De acordo com Presidente Filipe Nyusi, ao longo dos últimos 10 anos, no âmbito da promoção da igualdade e do direito da mulher, o Governo consolidou o quadro legal e aprovou instrumentos orientadores, com destaque para a Política do Género e a Estratégia de sua Implementação, Planos de Prevenção de Violência Baseada no Género e Programa Nacional de Empoderamento da Mulher.
Para o Presidente Filipe Nyusi, o Governo tem a elevada consciência de que cuidar da mulher e da rapariga é garantir um desenvolvimento sustentável. É neste contexto que, segundo o dirigente, a aposta do Executivo vai continuar focalizada na promoção dos direitos e igualdade do género.
Num outro desenvolvimento, o Presidente da FRELIMO e Presidente da República de República de Moçambique, disse que a III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OMM, deve marcar o início da marcha rumo a vitória do Partido, nas eleições de 9 de Outubro próximo.