Destaques

INTERVENÇÃO DO CAMARADA ROQUE SILVA SAMUEL, SECRETÁRIO GERAL DA FRELIMO, NO ACTO DE ENCERRAMENTO DA III SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO NACIONAL DA OJM

Camaradas Membros do Secretariado do Comité Central;
Camarada Secretário Geral da OJM;
Camaradas Secretários Gerais das Organizações Sociais da FRELIMO;
Camaradas Membros do Secretariado Nacional da OJM;

Camarada Presidente do Conselho de Jurisdição;

Camaradas Membros do Conselho Nacional da OJM;

Caras e Caros camaradas;

A III Sessão Ordinária do Conselho Nacional que agora caminha para o fim foi uma oportunidade para a OJM avaliar, com olhar clínico as actividades desenvolvidas pela Organização desde a sessão anterior e traçar as linhas de acção que deverão concentrar os esforços dos jovens da organização e não só, na etapa seguinte.
Testemunhamos nesta sessão, acalorados debates à volta dos pontos de agenda, numa clara demonstração da grande vitalidade desta organização.

Os debates nesta sessão provaram, uma vez mais que os membros do Conselho Nacional da OJM estão alinhados no interesse de assegurar a eficácia do funcionamento da Organização e, acima de tudo, na necessidade de garantir que, o desempenho individual e colectivo dos membros se traduza em resultados práticos que catapultem a adesão dos jovens na realização da Agenda Nacional.

A riqueza e profundidade dos debates que nos foram dados a testemunhar nesta sessão cimenta em todos nós, a convicção de que os membros do Conselho Nacional da OJM estão claros da missão da Organização que representam. Estão cientes das suas responsabilidades como quadros desta importantíssima organização.

Camaradas Membros do Conselho Nacional da OJM
Caros camaradas

Gostaria, com a devida vénia de realçar a profunda intervenção proferida pelo Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi no acto solene de abertura desta III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OJM.

A intervenção do Camarada Presidente reveste-se de grande importância para as dinâmicas organizacionais e de funcionamento desta nossa Organização e para todos os jovens moçambicanos em geral.

Na sua intervenção, o Camarada Presidente escalpelizou o estágio actual de crescimento da OJM e, acima de tudo apontou caminhos para que a OJM continue a assumir o seu papel de mobilizar e enquadrar os jovens no processo de construção da Nação.

Exorto pois, a liderança da OJM a transformar num instrumento orientador do trabalho junto dos jovens, em todas as suas dimensões, contribuindo para despoletar nos jovens todo seu potencial, em prol do desenvolvimento do País.

A sessão que agora termina assume um significado peculiar. Ela tem lugar a escassos dias da realização da III Sessão Ordinária do Comité Central do nosso Partido, cujo ponto central da Agenda é a preparação da participação do nosso Partido, nas Eleições Gerais de 9 de Outubro próximo.

A vitória do nosso Partido; a vitória da FRELIMO nas Eleições Gerais deste ano, exige uma conjugação de esforços de todos os nossos membros, simpatizantes e de todos os nossos compatriotas e de modo particular, dos jovens que são a maioria esmagadora da nossa sociedade.

É imperioso que cada jovem, a partir da família, na sua comunidade, no seu local de trabalho, nos convívios, nas associações culturais ou desportivas onde se insere, todos e cada um de nós, trabalhe para que a vitória da FRELIMO nas próximas eleições se torne realidade.

Porém, caros jovens, a FRELIMO só poderá sair vitoriosa nas Eleições Gerais deste ano, se cada um de vós assumir, sem reservas, que essa vitória ultrapassa a dimensão política. A vitória da FRELIMO nas eleições Gerais deste ano é uma questão de sobrevivência da nossa Nação; é um imperativo da nossa continuidade como povo soberano e País independente.

A vitória da FRELIMO só será possível quando cada jovem do nosso País, independentemente de estar ou não filiado à OJM, repudiar as tentativas de manipulação promovidas pelas forças que se opõem ao nosso desígnio como Nação.

A vitória da FRELIMO nas Eleições Gerais só será possível se cada jovem colocar o interesse colectivo, acima dos seus interesses pessoais ou de grupo.

Quando a 29 de Novembro de 1977, no decurso da realização da 1ª Conferência da Juventude Moçambicana, a FRELIMO anunciou a criação da OJM, materializava-se um dos grandes anseios dos jovens moçambicanos: a institucionalização de uma organização virada especificamente para mobilizar e enquadrar os jovens, no processo de reconstrução nacional.

Hoje, volvidos sensivelmente 47 anos depois daquela histórica decisão, é com muito orgulho que, como Partido, constatamos que a OJM cresceu e se consolidou.

A OJM é hoje a maior e mais abrangente organização juvenil do nosso País.

A OJM está hoje solidamente estruturada da base ao topo. É a referência maior do processo de engajamento da massa juvenil, nos grandes desafios do País: a defesa da Pátria; o reforço e consolidação da Unidade Nacional; a promoção do desenvolvimento equitativo e inclusivo no País.

A realização desta III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OJM, cujos membros são provenientes de todo o País, representando diferentes sensibilidades juvenis é testemunho do crescimento que a OJM tem vindo a registar.

Ao longo destas quatro décadas da sua existência, a OJM tem estado a crescer continuamente, não apenas na componente numérica dos seus membros, como também, e sobretudo, na capacidade e qualidade de articular intervenções no espectro político, económico, social e cultural do País.

É, pois, com muita honra que, em nome do Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, e em meu nome pessoal, vos saúdo.

Através de vós, endereço uma saudação especial a todos os jovens do nosso País, reiterando-lhes o profundo reconhecimento do nosso Partido, pelo inquestionável contributo que dão em todas as esferas da vida do Partido.

No entanto, caros jovens, o crescimento e consolidação da OJM impõem desafios acrescidos a esta organização.
O primeiro desses desafios é o de inclusão.

A OJM é uma organização de massas, pelo que deve se manter sempre aberta à entrada de novos jovens num processo contínuo de rejuvenescimento.

O segundo desafio é a promoção no seio dos jovens, do amor à Pátria e dos valores da moçambicanidade, capitalizando as nossas referências históricas, as nossas bibliotecas vivas cujos fieis representantes são acima de tudo, os combatentes da Luta de Libertação Nacional.

O terceiro desafio é a contínua retroalimentação do nosso Partido através da transição regular dos jovens melhor preparados, para o reforço da base social da FRELIMO.

Camaradas Membros do Conselho Nacional da OJM
Caros jovens

Permitam-me chamar a vossa atenção para um fenómeno que se vem registando de há uns tempos à esta parte:

O nosso Partido, a FRELIMO, vem sendo alvo de uma insidiosa campanha de desinformação que põe em causa os nossos princípios e os nossos valores.

Trata-se de ataques centrados sobretudo nas redes sociais e em alguma imprensa, que atentam contra a boa imagem do nosso Partido e do Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi.

Aliás, esta agenda é extensiva a todos os Partidos antigos movimentos de Libertação da nossa região.

O objectivo central dessa campanha, é fragilizar a coesão interna da FRELIMO; abrir brechas nas nossas fileiras, através da propagação de inverdades, mentiras e calúnias do mais baixo jaez.

Essas incursões ideológicas visam gerar nos militantes e no nosso povo a percepção da existência de uma pretensa crise no seio da FRELIMO.

São manobras assentes numa estratégia de manipulação de jovens para atingir o fim último de afastar a FRELIMO do poder.

Lanço aqui veemente apelo aos membros do Conselho Nacional da OJM e, através de vós, a todos os membros da OJM e os jovens moçambicanos em geral para que não se deixem manipular.

Evitem deixar-se capturar para o grupo deste ou daquele, mesmo que vos pareça que se trata de nossos concidadãos com pergaminhos de “camaradas”.

A FRELIMO tem uma única Agenda: criar condições para o desenvolvimento do nosso País, trabalhar para proporcionar ao nosso povo melhor qualidade de vida e um bem-estar genuíno.

A realização da Agenda da FRELIMO não se compadece com a intriga, o grupismo, a maledicência, a desunião, a desconfiança, o boato.

E, caros jovens, tal como nos ensina a nossa própria história: divididos somos frágeis. Mas unidos somos invencíveis.

A terminar quero, uma vez mais endereçar uma calorosa saudação aos jovens desta nossa grande Organização, pelos exemplos de dedicação e total entrega nas tarefas de reconstrução do País.
Um abraço solidário e de encorajamento aos jovens que se encontram nas frentes de combate ao terrorismo no teatro operacional Norte.

A minha enorme felicitação e reconhecimento à todos quantos tornaram possível o sucesso desta reunião.
Desejo a todos um bom regresso e muita saúde junto das vossas famílias, amigos e colegas.

Com elevada honra, e em nome do Camarada Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da FRELIMO e Presidente da República de Moçambique, declaro encerrados os trabalhos da III Sessão Ordinária do Conselho Nacional da OJM.

FRELIMO HOYE!
PRESIDENTE FILIPE JACINTO NYUSI HOYE!
CONSELHO NACIONAL DA OJM HOYE!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo
WhatsApp
Envia via WhatsApp